domingo, 30 de maio de 2010

PNLD 2011





BMT LIVRARIA

"Um novo conceito em Educação"

Av. São Sebastião, 396 - Centro
Fone: (093)3523-6016

Valorização do Professor

Este é um ano muito importante para a Educação brasileira. No final de 2010 o Governo Federal enviará ao Congresso Nacional o projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação. Esse plano vai orientar políticas públicas educacionais para os próximos 10 anos.

Como um dos representantes dos movimentos da sociedade civil, o TODOS PELA EDUCAÇÃO entende que a VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR é um dos pontos a serem defendidos sempre. Afinal, não há como melhorar a Educação brasileira sem passar, necessariamente, pelo trabalho e engajamento dos professores.
nós apoiamos
Acompanhe este e outros assuntos sobre Educação Básica no site:
http://www.todospelaeducacao.org.br/
e no twitter.com/todoseducacao








BMT LIVRARIA

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sammya e Família

Alannys - sobrinhaSamuel - sobrinhoGigi e Alannys Sammya e Família
os molequinhos

Viagem maravilhosa a Monte Alegre!
Reencontro com a minha irmã e sua família.
Família, amo vocês!
Espero voltar em breve para aproveitarmos mais .....
Beijossss.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Monte Alegre




De barco, curtindo cada ponto da belíssima paisagem que compõe o trajeto de Stm à Mte Alegre, No vai e vem das águas, a cada banzeiro .... respondi um turbilhão de perguntas da Gigi ..... Aproveitei essa Viagem fantástica!

Estive em Monte Alegre, também, a serviço da Educação - PNLD/2011.

Levando as escolas e professores Kit's da Editora Saraiva com as coleções aprovadas pelo MEC para a escolha do livro Didático.

De certa forma: trabalho e lazer.

E isso não faz mal a ninguém .....

terça-feira, 25 de maio de 2010

Indo para Itaituba



a serviço da Educação - PNLD/2011.

Dia Nacional da Adoção - 25 de maio

Neste artigo, a juíza Mônica Labuto fala sobre a adoção, tema que segundo ela: “é permeado por dúvidas, mitos e preconceitos”, esclarecendo alguns pontos que ainda não foram bem digeridos pela sociedade. De forma clara, a juíza explica como ocorrem as adoções e a importância de ter certeza na hora de adotar uma criança, informações que estão na cartilha lançada este ano em meio às comemorações do Dia Nacional da Adoção.


Ao ensejo das comemorações do Dia Nacional da Adoção – 25 de maio –, data reconhecida oficialmente em 07/05/2002, com a promulgação da Lei n° 10.447, de autoria do deputado catarinense João Matos, cumpre-nos traçar um panorama do relevante instituto jurídico que busca, em sua síntese, assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar quando desassistidas por suas famílias de origem, envolvendo também questões psicológicas e sociais, dando um contorno maior do que simplesmente uma instituição jurídica, positivada em texto legal vigente.

O ato de adotar, muito mais do que uma instituição jurídica definida e regulada por lei, é a construção de uma família, sendo que “o que os pais adotivos fazem, na verdade, é transformar ‘crianças’ em ‘filhos’, reinventam a família, tornando a família adotiva, uma família inventada pela cultura e pelos afetos”, nas sábias palavras de Fernando Freire.

O tema adoção é permeado por dúvidas, mitos e preconceitos, que devem ser destacados e devidamente esclarecidos a fim de promover uma sólida reflexão sobre a realidade do ato de adotar, sendo certo que um dos aspectos é a preocupação de muitos com a questão da herança biológica na determinação do comportamento, o medo da revelação da condição de adotado, o receio quanto à adaptação de crianças nas adoções tardias, dúvidas quanto à adoção monoparental e por homossexuais, entre outros que integram as relações humanas.

Com o objetivo precípuo de esclarecer e desmistificar as questões pertinentes à adoção, o Fórum de Paracambi, por meio de seu Setor Técnico, organizado por esta magistrada, elaborou uma cartilha como ponto de partida ao processo de reflexão do instituto junto à população, abrangendo as dúvidas mais comuns, a legislação que rege a matéria, de forma clara e acessível, devendo-se gizar que apenas a informação não muda conceitos ou comportamentos, sendo necessário o uso de outros instrumentos que possibilitem a abran-gência que merece o tema, como, por exemplo, os Grupos de Apoio à Adoção, que são grupos formados por pais e filhos adotivos e outros interessados, que se reúnem buscando trocar experiências, refletir e discutir sobre a questão, oferecendo também esclarecimentos de forma continuada, nas várias etapas dessa vivência humana.

Cumpre-se salientar que, lamentavelmente, nem todas as comarcas contam com essa importante iniciativa, carecendo tais munícipes de mais informações e apoio acerca do tema adoção, trabalho realizado pelos Grupos de Apoio que também visam informar, divulgar e incentivar a adoção por vias legais.

Uma das conseqüências jurídicas mais importantes do processo de adoção é a perda do pátrio-poder pelos pais biológicos que, com isso, perdem todos os direitos e deveres que eventualmente teriam sobre o filho que restou adotado, dando aos pais adotivos, a contrario sensu, aqueles direitos a eles pertencentes, passando o adotado a ter, até, outro registro de nascimento, com os nomes dos pais adotantes, sendo vedada qualquer menção à adoção na nova certidão do adotado.
Deve-se salientar que em quaisquer relações humanas há conflitos e problemas de relacionamento decorrentes do convívio diário, sejam em uma família com filhos biológicos ou adotivos, devendo ser afastadas as observações do tipo “agiu assim por ser filho adotivo...”, o que é um erro gravíssimo, tendo em vista que o filho biológico também pode gerar conflitos e sofrer crises decorrentes das várias etapas do desenvolvimento, não se devendo creditar ao fato de ser adotado a ocorrência de problemas de convívio no relacionamento cotidiano.

Finalmente, muito ainda há para falar sobre tema tão amplo como a adoção, mas o certo é que ainda há um longo caminho a trilhar, buscando dirimir dúvidas e quebrar tabus que ainda recaem sobre o ato de adotar, que é, acima de tudo, um ato de amor, um momento de construção de uma família por meio de laços de afeto.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

'PÁTRIA MADRASTA VIL'

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO

Tema:Como vencer a pobreza e a desigualdade
Por: Clarice Zeitel Vianna SilvaUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ


PÁTRIA MADASTRA VIL

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.

A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.

E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!

A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.

Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.

Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?

Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.

Algumas perguntas, quando autoindagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?

=====================================================

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de Direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade' .

A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.


Favor divulguem, aos poucos iremos acordar este "BraSil".

Indefinição que atrapalha

Da leitora Brennda Machado, sobre o post Salão do Livro: definida a nova data:

O Salão do Livro entrará na sua 3ª edição, e, portanto deveria ter uma data consolidada para que todos (livreiros/expositores, educadores, alunos, professores, público em geral) aguardassem ansiosos pela realização de um evento desta natureza, o que infelizmente não ocorre, pois o que na realidade existe é uma grande correria para que o evento ocorra de qualquer forma, seja como for, mas aconteça.

Lamentavelmente, a definição da nova data não é positiva em vários aspectos, pois o que percebemos não é feito um estudo prévio sobre: data, locação de estandes, escritores e atrações que farão parte do evento, etc.

Levando-se em consideração outros aspectos, tem-se ainda: fim de semestre – ou melhor, início do 2º bimestre para as escolas da rede estadual (o que para livreiros não gera lucros); a COPA DO MUNDO; as festas juninas das escolas, a escolha do livro didático – PNLD/2011; dentre outros pontos.

Sugiro que eventos direcionados a cultura e a educação sejam melhores analisados e programados para que ao final possam gerir lucros, difundir, aumentar e contribuir com a informação, cultura e entretenimento para o progresso da EDUCAÇÃO, e acima de tudo que o Salão do Livro traga melhoria intelectual da sociedade e desenvolvimento da Região do Oeste do Pará.


http://www.jesocarneiro.com.br/educacao-e-cultura/indefinicao-que-atrapalha.html

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Família reunida

Não há nada melhor, no mundo, do que a família da gente.

Tio Nonato, Tio Pretinho, Tio Riba (e Lia) em Santarém - dos dias 08 à 18/05/10.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paciência


"Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco-sem-saída"

Clarice Lispector

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vida !


Já fiz coisas por impulso,
já abracei pra proteger,
já dei risada quando nao podia,
já fiz amigos eternos,
já amei e fui amada,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
mas "quebrei a cara" muitas vezes!
Não passo pela vida...
Bom mesmo é ir a luta com determinação,
abraçar a vida e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve e
A Vida é muito
para ser "insignificante"!


“Tenho a impressão de que os homens estão a perder o dom de rir.”

CHAPLIN

Boa semana a todos!!!!!!

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães - 09/05/10 - em casa

Domingo agradável
em família
com pessoas especiais
comemorando o
DIA DAS MÃESA todas as mamães, vovós, bisavós, madrinhas e futuras mamães um

FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!!!!!!!!!!

Um beijo especial a minha Mamuska!!!!!!!!!!

Que todas nós tenhamos com nossos filhos um lindo futuro de paz e amor !!!!

PARABÉNS A TODAS AS MÃES!!!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

MÃE ADOTIVA

Recebi este texto que me emocionou muitíssimo.


PARA BRENNDA:

"Eu sei, MÃEZINHA, que por um capricho do destino, ou simples desejo Divino não foi em seu ventre que me formei . Quis a vida que eu fosse escolhida não pelo acaso, mas pelos próprios caminhos apontados por Deus.


Eu sei que a primeira vez que você me sentiu mexer foi em seus braços e não em seu ventre. Mas...mãezinha! Há algo mais forte que os laços de sangue: são os laços do coração, aqueles que por uma razão inexplicável nos ligam para sempre a uma outra pessoa.
Assim eu nasci, não da sua barriga, mas do seu ser.

E você me acolheu com braços quentes, como se eu fosse carne da sua carne. Me pôs contra seu peito e eu pude ouvir a voz do seu coração me acalmava me dizendo para não ter medo, que eu encontrei um lar. Você me devolveu a dignidade de ser chamado de FILHA e a honra de ter uma verdadeira mãe, exatamente como deve ser.
Sei que em momentos de zanga as vezes eu chateio você e digo bobagens. Mas quero que você saiba que meu coração não pensa o que digo e gostaria que me perdoasse.
Mãe não só é aquela que põe no mundo, mas aquela que, vivendo ao nosso lado, nos prepara para enfrentar o mundo. Aquela que cura a dor com beijos e se alegra quando nosso coração se alegra. Talvez você não tenha me dado a vida, mas deu certamente uma razão para viver...

Deus sabia, MÃEZINHA, que você era o anjo na medida exata para fazer a minha felicidade. Te amo!"
GIGI MACHADO.

SEMANA DO DIA DAS MÃES

Nesta semana sagrada em que comemora-se o DIA DAS MÃES dedico todas as postagens deste blog, todo meu carinho, amor e admiração a todas as mulheres:

* mães ou que virão a serem mães;
* aquelas mulhees que por vontade Divina , não tiverem esse privilégio do ato sagrado de serem mães, mas com todas as suas forças dão o seu amor de mãe, de uma forma ou de outra;
* as mães presentes e as mães ausentes.

Deus abençõe e proteja todas as mães do universo, em especial a MINHA MÃE!

FELIZ SEMANA DAS MÃES !!!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Estou namorando ...

É um processo meio louco, mas é isso mesmo: estou namorando comigo. Lógico que começamos há muito tempo (eu e eu), mas sabe como é, relação esquisita esta nossa. Quase nunca entramos num acordo, brigamos, discutimos, mas acabamos sempre voltando. Não consigo desgrudar de mim, apesar de já ter tentado. Já disse que me odiava, que não me queria mais e fui embora de mim. Mas voltei, sempre volto, no fundo eu gosto de mim, mas ultimamente tenho me dedicado muito.


As vezes, a relação esfria e aparece outro alguém, a quem a gente se entrega e quando vê, já era, está vivendo só pro outro, amando só o outro. e, poxa, tá lá na Biblia né, ame ao seu próximo como a si mesmo... como vou amar o próximo se nem me amo? ok, confesso que estamos pensando numa terceira pessoa para esquentar a relação porque às vezes nos sentimos um pouco sozinhos. Mas é aquela coisa, eu quero mas eu não quero, aí a gente entra em crise.


Por isso digo que agora estamos (eu e eu) quaaaase numa boa. Decidimos que vamos sair mais, já combinamos, faremos várias coisas juntos.... sei lá, vamos a um lugar bacana e depois andar comigo mesma pela rua e conversar até esgotarmos o assunto. Ah, também vou me dar um presente que eu tou pedindo faz tempo (eu pra mim). Estou pensando em um iPod bem moderno porque aquele mp3 de 512 Mb (que eu morro de vergonha quando vejo eu usando) já está ultrapassado.


Então, ao chegar em casa vamos tirar nossa roupa e tomar banho juntos. vamos, como de costume, deitar em nossa cama e terminar de ler um livro que comecei a ler semana passada. Se eu me conheço bem, vamos acabar dormindo com a luz acesa e o notebook ligado. Daí vamos acordar amanhã e continuar a viver, já que decidimos fazer algo muito mais importante do que simplesmente existir.....


E seguiremos.


Eu e eu.



* adaptação ..... (nem lembro ao certo de onde)

Boa semana a todos



Domingo à noite, é só ouvir a música daquele fantástico programa de televisão e bate aquela deprê. Começo a lembrar que após uma boa noite de sono, não terei mais paara onde correr ... SEGUNDA-FEIRA .... Que horror!!!!!
E começa tudo outra vez ...Vêm à mente todas as obrigações e os planos que foram postergados ou programados para o primeiro dia útil da semana, a segunda-feira. Se institutos de pesquisa como Ibope e Datafolha realizassem um levantamento sobre o dia mais detestado da semana, a resposta de mais de 99,9% dos entrevistados seria óbvia: Odeio segunda... E sem margem de erro.

Exageros à parte, por que a segundona gera tanta aversão e ansiedade? Um dos motivos para tanto mau humor talvez esteja na mudança dos ponteiros do nosso relógio biológico, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, uma entidade internacional dedicada ao estudo do estresse. Os horários geralmente são menos rígidos no sábado e no domingo, explica a especialista, que foi jurada do 2° Prêmio SAÚDE!. Não é à toa que a gente quebra a rotina nessas 48 horas: dorme mais do que de costume, come fora de hora ou mais tarde que o habitual sem falar nos goles a mais nas mesas dos bares.

Daí, chega a segunda-feira e o organismo tem de, numa curta fração de tempo, reajustar seus ponteiros para voltar à labuta cotidiana. É esse processo de readaptação, que está por trás do cansaço e da preguiça que pintam logo de manhãzinha.

Mas é isso ai uma otima semana pra todos nós

Deus nos abençõe.

sábado, 1 de maio de 2010

TRABALHO INFANTIL


Que fazes criança
de mãos tão pequenas,
tirando das ruas
teu raro sustento...?

Que te fazem os grandes
para sofreres nos olhos
a desesperança
o medo, a fome tamanha,
na vida sem riso e sem cama...?

Quem te explora o sorriso,
a brincadeira, a infância,
o corpo mendigo,
correndo, brigando,
matando outra gente
e junto, a tua inocência...?

De farrapos te vestem o mundo,
que dorme teu sono
e mata teus sonhos,
que finge o engano
de te ver sem te olhar
e de te olhar sem te ver...

Liza Carvalho12.11.00


Influenciada pelo feriado do Dia do Trabalho, eu não pude pensar em tema melhor para nossa reflexão no momento!