quinta-feira, 30 de junho de 2011

1 MÊS


Hoje faz um mês que eu fiz a cirurgia bariátrica!

Como o tempo passou rápido! Acho que passa ainda mais rápido por causa do progresso da dieta.

A gente fica contando de semana em semana pra dieta ter modificações e aí quando dá conta, já foi o primeiro mês.


A retrospectiva começa a ficar engraçada: os medos, as ansiedades, a procura, os regimes, as paletras, os especialista, os exames , o dia "d", a transformação.
Que gostoso me sentir uma vitoriosa por estar bem, por não implorar uma comida sequer.


Acontece uma coisa legal com a minha cabeça: o que eu não posso comer, eu nem fico com vontade. Podem comer na minha frente que eu nem ligo! A partir do momento que é liberada uma certa comida pra mim, fico numa vontade sem fim de comer aquilo. Com isso, nada do que me foi proposto, tive dificuldade de ingerir.

Sempre ouvi falar que talvez eu não quisesse o arroz, ou a carne sem ser a moída.


As únicas coisas que não quero mais que façam parte da minha vida são os isotõnicos.

Quero agradecer a Deus, a minha família, a Gigi, a todos os amigos que sem ele eu jamais conseguiria ser tão forte assim!

Obrigada pelo carinho de todos.

Brennda Machado.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Terapia Nutricional na Cirurgia Bariátrica

A obesidade mórbida é uma síndrome crônica de difícil tratamento. O mesmo geralmente envolve dieta, atividade física, terapia comportamental, uso de medicamentos e, quando tudo isto falha, a cirurgia bariátrica. Esta cirurgia costuma ser indicada para indivíduos com IMC acima de 40kg/m2, que tenham feito tratamento clínico e acompanhamento nutricional por pelo menos 2 anos consecutivos sem sucesso e que apresentem co-morbidades como o diabetes, a pressão arterial elevada, a artrose ou a apnéia do sono. Mesmo optando-se pela cirurgia, o aconselhamento nutricional é muito importante visto que sem uma reeducação alimentar o risco de insucesso e ganho posterior de peso é grande.

A orientação nutricional no período pré-operatório tem como objetivos preparar o paciente para o programa de alimentação do período subseqüente à cirurgia e promover uma reeducação alimentar que possibilite a perda de peso sem que desenvolvam-se deficiências nutricionais.

Dependendo do tipo de técnica cirúrgica adotada o volume inicial aceitado pelo paciente varia entre 50 e 500mL por horário e a consistência da dieta é líquida para que o estômago não seja muito estimulado. Açúcar, gordura e laticínios são excluídos da dieta por aproximadamente 5 dias. Alimentos bem aceitos são água, água de coco, bebidas isotônicas, chás, sucos de frutas naturais coados, caldo de vegetais coados e gelatina diet. Após a primeira semana a dieta evolui e são introduzidos laticínios desnatados, sucos de frutas peneirados, sopa com carne liquidificada, temperos e pudins. Nesta fase os volumes ainda são pequenos e deve-se atentar bastante para a hidratação do paciente. Geralmente permanece-se com esta dieta por mais 15 dias, iniciando-se então uma dieta de transição para uma consistência mais pastosa. Pode-se incluir ovos cozidos moles, biscoitos misturados com leite, frutas raspadas ou amassadas e caldo de feijão.

A dieta pastosa pode ser necessária por mais 15 até 30 dias. É importante que a mastigação seja lenta e cuidadosa, que os líquidos sejam ofertados longe dos horários das refeições e que sejam escolhidos alimentos nutritivos, ricos em cálcio, proteínas, ferro, ácido fólico e vitaminas.

Seguindo-se a este período segue-se a dieta branda, com digestão facilitada pela cocção ou ação mecânica. Por isto excluem-se ainda alimentos muito fibrosos e consistentes e as refeições ainda são bastante fracionadas (6 a 9 vezes ao dia) com volumes pequenos. Esta fase costuma durar outros 15 dias quando o paciente torna-se apto a receber uma alimentação normal, ou aquela da família. Erros alimentares devem ser trabalhados e alimentos ricos em nutrientes devem ser escolhidos.

Na maioria das vezes a suplementação protéica e de vitaminas e minerais é necessária.

Sempre precisei de um pouco de atenção

Sempre precisei de um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto
E desses dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantos.

Este é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance.
Ninguém vê onde chegamos:
Os assassinos estão livres, nós não estamos

Vamos sair - mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas.

Vamos lá, tudo bem - eu só quero me divertir
esquecer, dessa noite ter um lugar legal
 pra ir
Já entregamos o alvo e artilharia
Comparamos nossas vidas
E esperamos que um dia
Nossas vidas possam se encontrar.

Quando me vi tendo de viver comigo apenas
E com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei

Não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo, eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir

Vamos sair - mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas.

Vamos lá, tudo bem - eu só quero me divertir
Esquecer, dessa noite ter um lugar legal
pra ir
Já entregamos o alvo e artilharia
Comparamos nossas vidas
E mesmo assim, não tenho pena de ninguém.

O Teatro Dos Vampiros – Legião Urbana

Boa semana a todos ....

domingo, 26 de junho de 2011

Mutação

Acabei de ler trechos de  W. Timothy Gallway:

“Quando plantamos uma roseira, notamos que ela fica dormindo muito tempo no seio da terra, mas ninguém ousa criticá-la, dizendo: “você não tem raízes profundas” ou “falta entusiasmo na sua relação com o campo”. Ao contrário, nós a tratamos com paciência, água, e adubo.

“Quando a semente se transforma em muda, não passa pela cabeça de ninguém condená-la como frágil, imatura, incapaz de nos brindar imediatamente com as rosas que estamos esperando. Ao contrário: nos maravilhamos com o processo do nascimento das folhas, seguido dos botões, e, no dia em que as flores aparecem, nosso coração se enche de alegria”.

“Entretanto, a rosa é a rosa desde o momento em que colocamos a semente na terra, até o instante em que, passado seu período de esplendor, termina murchando e morrendo. A cada estágio que atravessa – semente, broto, botão, flor – expressa o melhor de si.

“Também nós, em nosso crescimento e constante mutação, passamos por vários estágios: vamos aprender a reconhecê-los, antes de criticar a lentidão de nossas mudanças”.

Domingãooooo ....

Domigão... e eu, em casa, de molho, ouvindo Nando Reis .... Daqui a pouco banho e leitura, começarei a ler: Vinte Anos,Duas Pessoas, Um dia - de David Nicholls / Ed.Intríseca.


Ontem, ganhei alguns livros do meu pai ... ADOREIIIIIIIIIIIIIII O PRESENTE.
 
Vinte Anos, Duas Pessoas, Um Dia - de David Nicholls / Ed. Intríseca
 
Filhos de Hippies - de Maxine Swann / Ed. Planeta Literário
 
Apocalipse Z - Os dias escuros, de Manuel Loureiro / Ed. Planeta
 
É pelo menos agora, não passarei o meu dia inteiro vendo bobagens na TV .... Ah, semana passada, minha prima Dry veio me visitar e também trouxe-me um livro de presente: Comporte-se como uma dama, pense como um homem, Steve Harvey / Ed.Ediouro. Já li ..... muito interessante.
 
Então é isso ... BOM DOMINGOOOOO A TODOSSS !!!!!!!!!!!

sábado, 25 de junho de 2011

Linda e Loira - 31/05/11 - às 14hs




Nasceu a mais linda de todas as borboletas:

BRENNDA MACHADO

Na eterna busca de mim

Por tanto amor, por tanta emoção

A vida me fez assim

Doce ou atroz, manso ou feroz

Eu, caçador de mim

Preso a canções

Entregue a paixões

Que nunca tiveram fim

Vou me encontrar longe do meu lugar

Eu, caçador de mim


Nada a temer

Senão o correr da luta

Nada a fazer

Senão esquecer o medo

Abrir o peito à força

Numa procura

Fugir às armadilhas da mata escura



Longe se vai sonhando demais
Mas onde se chega assim

Vou descobrir o que me faz sentir

Eu, caçador de mim...

Milton Nascimento


"... larva se acha linda, considera seu sujo casulo um palácio até virar borboleta e voar por ai. Quem não viu as flores não faz idéia de como elas são/cheiram."


Que todos nós libertemos as borboletas que teimam em manter-se presas nos casulos, sem coragem de buscar a si, o externo, de conhecer o novo, expandir horizontes constatando o quanto é bonito lá fora.

Eu participo!

Pegue o seu selo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rotina

Ai, ai....


Essa vida de operada não é fácil.

Estou super bem, sem dor, mas não posso sair de casa!

Queria era bater perna, ir para BMT, fazer minhas coisas, dirigir, ir para Alter, fazer uma viagem, ver o rio...mas fico aqui no mundinho do meu quarto revesando entre dormir, ler os blogs e assistir aos programas bizarros que passam à tarde. (ainda bem que tem os blogs pra me salvar).

Essa semana estão comemorando os 350 Anos de SANTARÉM .... tem festividades para todos os lados, Cantores Locais .... Quem me conhece sabe o quanto eu gosto do mês de junho - pelas festividades do aniversário da cidade e pelas festas juninas... adorooooooooooooooooo tudoooo do mês de JUNHO.

Mas, vejam vocês estou sem condições de sair ... um horror! Tudo bem, tudo em prol da minha saúde, e do meu bem estar ....

Beijos e bom dia a todos ...........

sábado, 18 de junho de 2011

Chegamos em casa .... e o fds

Mamuska e eu chegamos à Santarém quase 4hs da manhã, meu pai nos aguardava no aeroporto, todo ansioso e feliz .... e nos fez uma bela recepção.

Chegamos em casa, e meu pai querendo conversar durante a madrugada, querendo saber de tudo. Mas, imaginem, eu cansada do voo e morrendo de sono. Tivemos que deixar os detalhes para o dia seguinte.

SÁBADO
O dia amanheceu ... logo recebi a visita do meu irmão Melvin e minha cunhada Bruna. Eles me acharam mais magra - rsrsrs. Na verdade, me sinto mais leve, mas não magra. O que estou é um pouco abatida e com o rosto mais fino .. hhehhehehehhe.

O dia continuava ...... minha amada e querida Mamuska e enfermeira particular continuava com os cuidados e preparo dos caldinhos e sucos, e banho + curativo, mimos e dengos. Por outro lado meu pai nervoso, com excesso de cuidado e selo queria que eu apenas ficasse no quarto deitada e repousando. Essas atitudes dele me estressava, pois não estou doente, estou operada e em recuperação, e apesar de me sentir um pouco fraca e debilitada, não suporto a ideia de passar o dia deitada, isso me deprime. Mas, tudo bem meu pai apenas quer o meu melhor, e na opinião dele ficarei saudável com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito repouso.

DOMINGO - Fomos cedinho a igreja .... Agradeci muito a Deus, pela minha vida, pela minha recuperação, pelo ar que respiro, por já estar na minha cidade, na minha casa e na companhia das pessoas que amo de verdade .... Enfin, apesar de me sentir cansada, me sentir muitíssimo bem naquele lugar.

Depois passeamos, fui ver o rio .. cada dia mais lindo!
Seguimos nosso passeio e fomos até a casa da vovó, que se assustou me vendo na frente da casa dela .... Ficou toda feliz. Meu avô e minha tia Deuselene também estavam lá e ficaram felizes com a minha presença. Infelizmente, não demorei muito lá, pois formou um tempo de chuva e eu jamais poderia pegar um chuvisco que fosse....

Mais tarde já em casa, Melvin, Bruna e meus sobrinhos Lucas e Davi chegaram em casa, passaram o dia inteiro, e fizeram um churrasco .. TORTURAAAAAA .... sentir cheiro de churrasco e almoçar caldinho - rsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrs

O dia foi assimmmmmmmm .......

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Da alta do HOL até a partida para Santarém

Finalmente depois de mais 8 dias internada, recebi alta .....
Voltei para casa da minha irmã Alê ... com todos os cuidados da Mamuska, Aline e Alê ....

Banhos, curativos, líquidos, água, caldinhos, água de coco ... e mtooooo mimo .....

Os vômitos, Graças a Deus, pararam .... Agora era mesmo somente a recuperação, me sentia um pouco fraca, e bastante cansada, apesar de passar o dia deitada ....

Dia 16/06 -  retorno a nutricionista que explicou toda a dieta líquida ( aproveitou a ocasião, e a pedidos também explicou e deu a receita da 2 e 3 fases da dieta.

Líquida / Pastosa / Sólida - erghhhhhh ......

Dia 16/06 - Retornamos também ao Dr. Allan - meu cirurgião - ele olhou a cirurgia, mudou o curativo, perguntou-me a respeito dos líquidos, e marcou meu retorno para o início de agosto.

Dia 17/06 - Mamuska e eu fomos passar o dia na casa da Vó Zazá - e ela fez um super almoço .... infelizmente apenas sentir o cheiro e tomei meu caldinho ... rsrsrssrr

Dia 17/06 - Fomos ao aeroporto para retornarmos para SantaCity ... o voo atrasou bastante e somente chegamos Terra Querida às 03:30h .. Me sentir cansada durante o voo.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Passei mal e voltei para HOL

Acordei às 6hs da manhã, com muito enjoo. Falei para minha irmã Alê, conversamos um pouco, mas era, por enquanto apenas, enjoos sem vômitos.O dia ainda não havia acabado


Comecei a sentir fraqueza e enjoo. Os mesmos sintomas da madrugada.

Não tive dúvidas: pedir para Alê e meu cunhado Marcelo ligarem para o Dr. Allan (que para minha sorte é primo do meu cunhado)

Eta homem atencioso! Pediu que me levassem para o HOL às 11hs.

Aparentemente fiquei 'bem', e minha irmã foi com esposo para o trabalho ... Mas, uma vez, me sentir abalada emocionalmente, afinal estava sozinha na casa da Alê, apenas com a secretárias que fazia as tarefas da casa.

Mas, uma vez comecei a passar mal, e lá estava eu vomitando o que eu não tinha! Eta sensação terrível!
Nesse meio tempo que estava sozinha, minha irmã pediu a uma prima que é técnica em enfermagem que fosse ficar cuidando de mim, pois não estava bem.

Quando a Aline (meu anjo da guarda enviado por Deus) chegou eu estava muito mal, suando frio, pálida, ela, prontamente verificou minha pressão que na ocasião media 8x4 ... eu estava fraca, sem forças nem para falar, ficar em pé, gemer, chorar, estava desfalecendo ....

Aline ligou, imediatamente para Alê, que saiu as pressas do trabalho, para avisar qual era o meu estado, que eu estava mto mal. Alê chegou rapidamente em casa, dessa vez com motorista e um funcionário.

Me carregaram, desceram as escadas comigo, e me colocaram no carro .... Quando o carro entrou em movimento, não aguentei, pedir para parar, abrir a porta do carro, e mais uma vez: vomiteiiiiiiiiiiiii ......

Chegamos ao HOL .... eu desfalecendo, entraram comigo em uma cadeira de rodas, pois não tinha a menor condição de ficar em pé ... A médica de plantão, fez o primeiro atendimento: eu estava começando a desitradar, estava com hipoglicemia, suando frio e tremendo muito, e minha pressão continua baixíssima.
Logo meu médico, Dr Allan e sua equipe de cirurgiões: Dr.André, Dr. Reube e Dra. Nirla chegaram ao HOl, me examinaram, mais uma vez verificaram minha pressão, que continuava baixa.... Dr. Allan constatou que eu acabara de entrar em um quadro de forte desidratação, e me internou novamente ....

Aí começou a tortura, milhões de exames, agulhadas, soros, eu não tinha mais veias para tantas injeções .. sem falar na Clexane, que era aplicada na minha barriga, próximo ao umbigo. Passei momentos de terror: mais exames, tomografia, endoscopia, etc .... todos os exames graças a Deus, não detectavam nada. Então como justificar tantos vômitos .. simples: meu estômago estava rejeitando até água .... Por essa razão o médico me colocou mais uma vez na dieta zero ... apenas soro, mais nada .... Eu sentia uma sede incontrolável, dores horríveis, chorava, gemia, gritava, queria morrer, me arrependir mais de mil vezes de ter me submetido a essa loucura ..... Mas, o psicólogo veio me visitar e conversar comigo, e disse-me que gostaria que eu falasse que estava arrependia daqui 1 ano .... É, mas esse discurso não me convencia, pois as dores eram muitas .....

Na quinta, dia 09/06 - chegou a Belém e ao HOL - Graças a Deus, sentir colo, carinho, apoio .... comecei a melhorar apenas com a presença da minha Mamuska .... Infelizmente ainda não era o suficiente, pois o quadro de desidratação ainda continuava, então resolveram fazer uma nutrição através de uma veia em mim, um tal de entracate ..... 7 agulhadas no pescoço (tentativas frustadas, pois minhas veias estavam desidratadas), e uma agulhada com sucesso em baixo da clavícula ..... Não queiram jamais imaginar a dor que sentir até o médico encerrar este procedimento.

Para encar uma Bariátrica tem que ter coragemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm  e muitas veiassss ... rsrsrsrsrs

Nessa minha segunda internação, conheci duas pessoas(que estava internadas no HOL tamém): Sra. Clenir, e Sra.Hilda - que a chamava carinhosamente de Hildoca ..... pessoas que pretendo manter contato, das ´próximas vezes que for a Belém. Além dessas pérolas, conheci todas as enfermeiras, médicos ... eles me tratavam com muito carinho..... Além da minha enfermeira particular ALINE ... e minha irmã Alê que me ajudava no hospital.

Em meio a tantos vômitos, advinhem o que aconteceu????

Cicatriz - Essa cicatriz tá me dando um trabalhão!!!

Sim em meio a tantos vômitos, tanta força que fazia, arrebentou 1 dos pontos : minha cicatriz está com um buraquinho de meio centímetro bem no seu final.
Dr. Allan me explicou que isso é muito normal e se deve a força que fiz todas as vezes que vomitava e ao acúmulo exagerado de gordura que eu tenho, que faz com que a pele vá para os lados. Examinou o corte e trocou o curativo.

Como ele havia falado, realmente está tudo na normalidade. Pediu para que eu continuasse com o microporo na horizontal (costela à costela) e usar cinta, que esse buraquinho iria fechar naturalmente.

 Fiquei internada até o dia 13 de junho .....

domingo, 5 de junho de 2011

Visitas e o início da rejeição

Ai que alívio sair daquele hospital, mas ao mesmo tempo, fiquei morrendo de medo de sentir algo e não ter mais a acessoria que eu tive até aquele momento, principalmente porque a Thatá já iria voltar para Santarém, e eu ficaria 'sozinha'em Belém.

E tomando líquidos, somente isso! Sopas, sucos, Ades, água de coco, caldos... Eca! Argh! Blerg! Ugh!


No finalzinho da tarde, recebi a visita do Fabrycio e sua esposa Amanda(primos).... estava bem, mas já no final da visita estava me sentindo cansada, e sentindo dores na costa, gazes, e um enjoozinho chato

Noite:
Muito mal estar .... Thayssa viajou .. fiquei abalada emocionalmente, e apesar de estar na casa da minha irmã Alê, me sentir sozinha, frágil e com muitas dores.

Madrugada:
Dormi um pouco e acordei enjoada!!! Muito enjoada. Nessa noite, dormir no quarto da minha irmã Alê e seu esposo Marcelo(cunhado) ...Não demorou muito eu estava no banheiro vomitadando, mas não era um simples vômito, estava me acabando, tremendo, completamente pálida e gelada .... saiu uma espuma de mim!

Horrível!!!!
Meu cunhado e minha irmã levantaram atordoados e eu, com a sensação de que iria abrir todos os pontos.

Só comigo mesmo!

Como é que eu não sinto nenhuma dor no hospital e, em casa que era pra ser super tranquilo eu passo por isso???

Fiquei A PA VO RA DA!!!!

Alê pediu pra eu me acalmar, respirar e assim eu fiz!

Logo após esse mal estar, tomei Dipirona.

Aparentemente melhor, voltei para cama e adormeci, nem sei como, mas conseguir dormir até às 6hs da manhã.

sábado, 4 de junho de 2011

Aos poucos voltando ....

Não tenho forças para digitar .. dps volto.
Mas, estou bem, Graças a Deus ..
Bjsss a todossss ...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A técnica

A técnica utilizada foi a de Fobi e Capella: By-pass gástrico com derivação em “Y de Roux” .


Consiste em grampear o estômago reduzindo a sua capacidade e o seu espaço. O novo estômago fica com um tamanho de cerca de 30 ml. Unindo-se a isso, foi feito um desvio do intestino que foi ligado ao novo estômago.

Foi colocado também um anel de silicone para dificultar a passagem dos alimentos. Esse anel impede a dilatação da entrada do novo estômago.

A minha operação foi aberta com cicatriz de 8,5cm. 

Meu cirurgião, Dr.Allan Herbert Feliz Fonseca - Belém/PA