Hoje, 19 de agosto, é o Dia Internacional da Fotografia.

Uma data obscura, escolhida por sei-lá-quem, pouco conhecida e raramente celebrada - apesar da abrangência da fotografia em todas as esferas de nosso mundo atual.

E por que essa data? Diz a história que no dia 19 de agosto de 1839 foi apresentada e explicada tintim por tintim à Academia de Belas Artes Francesa, à Academia de Ciências Francesa e a um público esbanjando curiosidade a primeira imagem produzida por um processo fotográfico, por Louis Daguerre, utilizando placas de metal como substrato (chamadas então de "daguerreotipos"). Vale ressaltar que a foto foi possível graças aos estudos iniciados em 1826, ou seja 12 anos antes, em parceria com Niépce, que morreu em 1833 antes de ver seu invento vir à público. Apesar da demora, uma vez que o processo "mágico" (como muitos acharam na época) de capturar um momento do espaço-tempo em um substrato foi demonstrado, logo se espalhou pela Europa.
Interessantemente, Daguerre era pintor e químico, ou seja, possuía formação em artes e em ciências. Usou dessa diversidade de conhecimentos para juntar os elos de dois processos/fenômenos independentes (um químico e outro óptico) que já eram conhecidos há séculos e fazer o que hoje conhecemos como Fotografia. Mas mais interessante ainda é que, após "descobrir" a fotografia, Daguerre quis marketeá-la nos dois campos que conhecia: como ferramenta científica e como obra de arte.

Mas tudo ficou mais fácil quando, em 1850, Talbot popularizou o processo fotográfico no suporte "papel" e tornou-o reprodutível. Era chegada a hora da verdadeira eternização dos momentos. A fotografia então se espalhou incrivelmente pelo mundo. Influenciou as artes pictoriais, que se libertaram da obrigatoriedade de registrar a realidade como ela era para mergulharem profundamente na abstração, na criatividade delirante. A fotografia permitiu ao mundo a surrealidade. E virou finalmente ferramenta básica de registro para contar as histórias da modernidade.
E eu, como apaixonada por fotografia que sou, não podia deixar a data passar em brancas nuvens. Escolhi então aleatoriamente umas fotos do acervo aqui para ilustrar o post, fotos estas que me lembram diversas 'viagens' (reais e na maionese). Eu não acho que sejam as mais belas - estão longe disso, aliás -, mas são imagens que me tocam de uma forma diferente, que trazem sensações e pensamentos únicos, por "n" motivos que não vêm ao caso.
E, para marcar a Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, em Santarém, as fotógrafas Tamara Sare e Lila Bemerguy organizam a “Jornada Fotográfica de Santarém”, com tema livre.
É essa incrível capacidade de contar/registrar histórias em um clique rápido a quase dois séculos que a data de hoje celebra - e que me fascina. Concordo quando alguns dizem que uma foto não vale mil palavras - não vale mesmo, porque a arte da escrita é diferente da arte da fotografia, e elas podem até ativar áreas cerebrais similares, mas são impossíveis de serem comparadas. A fotografia fala em outra codificação.



Hoje, a partir das 17 horas - 18 participantes terão suas fotos, em formato de foto-varal, no Terminal Turístico da orla da cidade.

Dentre os participantes estão estudantes de jornalismo, do ensino médio e outros admiradores da fotografia.No último final de semana duas visitas fotográficas foram realizadas em locais específicos do município. No dia 20 de agosto o varal será montado no pátio do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), com a participação dos alunos da disciplina “Introdução à Fotografia”, do curso de Jornalismo da instituição.A jornada, além de marcar o Dia Mundial da Fotografia na cidade, também tem o objetivo de reunir as pessoas interessadas em continuar o movimento em torno da arte fotográfica em Santarém, cidade à beira do rio Tapajós conhecida pela sua beleza natural, além de abrigar grande número de profissionais da área.
Imperdível!
Imperdível!
lindas nossa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ei tenho uma linda vou mandar pra vc tirei sabádo tá lindo alter do chão.beijinhos
ResponderExcluirMande-me mesmo as fotos que tiveres que cpublicarei com muito orgulho ... Ah, e coloque seu nome para eu dar créditos a sua foto.Bjssssss ...
ResponderExcluir