




Os secretários de governo Emannuel Silva (Saúde), Ana Elvira (SEMTRAS), Lucineide Pinheiro (SEMED) e a Assessora de Esporte Lazer, Rita Peloso, fizeram à Vice-Presidente do Comitê de Monitoramento da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, Rosa Maria Ortiz, um breve relato das ações realizadas pela Prefeitura de Santarém em favor das crianças e adolescentes do município. Na agenda da representante da ONU ao Brasil, uma visita a Santarém e Belterra foi incluída como forma de conhecer as experiências positivas dos dois municípios. “Vivenciamos os trabalhos realizados dentro do barco Abaré, resultado de uma parceria entre as duas prefeituras e o Projeto Saúde e Alegria. É a saúde sendo levada através de um barco a comunidades carentes; crianças que recebem atendimento necessário e eficaz em um curto espaço de tempo, que pra nós significa a garantia dos direitos humanos”, explicou Rui Anastácio, integrante da comitiva.O juiz da Infância da Comarca de Santarém, Gabriel Veloso ressaltou a atuação dos conselhos tutelares e fez referência a alguns problemas que fazem parte da realidade de Santarém e Belterra, como o da violência praticada por crianças e para com as crianças, a inserção delas no tráfico de drogas e na prostituição infantil. “Precisamos atacar os problemas de frente antes que eles tomem maior proporção”, concluiu.As políticas desenvolvidas pelo governo municipal foram entregues à Dra. Rosa Ortiz através de relatórios. Neles, estavam elencados os resultados de programas sociais de Santarém, como o PETI, Arte na Escola da Gente, Bolsa Família com desataque para famílias indígenas e quilombolas, expedição de Certidão de Nascimento dentro do Hospital Municipal, Campos Iluminados, Colônia de Férias, doação gratuita de Fardamento Escolar para quase 60 mil alunos da rede municipal de ensino, entre outras ações inclusivas. “Parabenizo pelos programas. “Se queremos lutar contra a violência, devemos trabalhar a favor da inclusão com políticas públicas que agreguem todos os setores. Sei que não é fácil, mas no final, teremos resultados positivos”, assegurou Rosa Maria Ortiz. Participaram também da reunião, a Prefeita de Santarém Maria do Carmo e o Prefeito de Belterra, Geraldo Pastana, Germana Freitas (representante da Defensoria Pública), Djalma Costa (Coordenador da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente), os Delegados de Polícia Gilberto Aguiar (Civil) e Olavo Ataíde (Federal), Cel. Sarmanho (Comandante do CPR I), Celina Hamoy ( Coordenadora do CEDECA-Emaús) e Walter Sinimbú (médico da SEMSA).
SEMINF TRABALHA PARA MANTER BAIRROS TRAFEGÁVEIS
Além dos serviços de terraplenagem e empiçarramento, ruas do bairro do Uruará estão recebendo serviços de limpeza, como a Nações Unidas e Indústria. A Secretaria Municipal de Infra-estrutura trabalha na retirada de todo entulho acumulado para melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres. Por meio da Operação Verão continuam sendo executados os serviços de terraplenagem e empiçarramento em outros bairros. No Elcione Barbalho, a Rua 09 está em fase de conclusão; no bairro do Diamantino o trabalho na Travessa Turiano Meira foi concluído, mas na Travessa Moura de Carvalho está em plena execução. Já no bairro do Aeroporto Velho, as Travessas Tupaiulândia e Couto Magalhães continuam sendo trabalhadas.Já as equipes de limpeza da SEMINF estão atuando nas Avenidas Borges Leal e Raimundo Fona. Uma equipe de pintura continua trabalhando nos cemitérios centrais da cidade. No Belo Centro Tapajós, uma equipe de obras está fazendo a reparação do calçamento.
INFORMES:
FEIRA AGROPECUÁRIA - A exemplo dos últimos três anos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), terá um stand na XXXI Exposição Feira Agropecuária do Baixo Amazonas, que será realizada no período de 26 de julho a 03 de Agosto no Parque Alacid Nunes. Através do stand, a Prefeitura vai apresentar projetos como “Tanques-Rede” que desenvolve em quatro comunidades ribeirinhas do município, bem como seus resultados. Haverá também orientações sobre arborização e agricultura familiar, entre outras.
CRÉDITOS – Será na sexta-feira, 18, na Casa de Cultura, a IX Liberação de Microcréditos do Banco do Povo de Santarém e a II do CredPará, numa iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES) e do Governo do Estado. O evento inicia às 8h30.
ECONSOL – Alunos da Escola de Economia Solidária (ECONSOL), da Prefeitura de Santarém, estão organizando para o dia 25 de julho a I Noite Cultural na escola municipal Hilda Mota, localizada à Avenida Curuá-Una, no bairro do Santíssimo. A programação inicia às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário