quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O sentido da vida - por Vânia Maia.

O que dizer de um jovem que vai embora pra sempre aos 24 anos, com esse sorriso lindo e esse jeito maroto?Será que esse é o sentido da vida?

Talvez muitos não tenham respostas para esta pergunta.É normal a gente se recusar a ver um sentido numa morte tão sem sentido...Eu sei que é difícil aceitar a morte de uma pessoa tão jovem. Principalmente de uma pessoa tão querida e tão amiga.

Mas precisamos procurar dentro de cada um de nós, qual é a mensagem que nosso querido Lívio quer deixar com sua morte tão brusca e tão prematura. O que o Lívio quis comunicar com a sua vida? Pra que ele viveu tão intensamente? Porque tão rapidamente...

Onde quer que ele esteja, com certeza não quer que a gente deixe de viver.Lívio era uma pessoa alegre, festeira e muito carinhosa. Com seu jeito espirituoso, sempre colocou sua posição e opinião e desta forma, tornou-se líder deste grupo de jovem, carinhosamente denominada por ele de “100% Zuados”. Sem dúvida Lívio deixou sua marca em sua curta existência.

É natural que a Fernanda, Nivaldo, Brenda, Giovanna, nós, tios, primos e os amigos do Lívio, na revolta momentânea, sintam abalados na sua FÉ. Às vezes achamos Deus incompreensível!

Ontem mesmo fui testemunha quando a Fernanda em sua profunda dor, perguntou: Senhor, o que queres mais de mim? Porque levastes meu filho? Por quê? Por quê? Entre soluços e tantos porquês, senti a revolta de uma mãe que via tirarem um pedaço das entranhas do seu ser.

Fernanda, nós não precisamos entender os desígnios de Deus, mas apenas aceitá-los.Jovens , nós precisamos entender a mensagem que o Lívio dirige a nós por sua vida e morte.

Sei que é difícil a gente traduzir em palavras esta mensagem. Mas só a simples pergunta de qual é a mensagem faz com que a gente pare pra pensar o que ele quis expressar com a sua vida, o que ele buscava? Qual a marca que ele deixou em cada um de nós com a sua alegria contagiante?

Será que o Lívio, com a sua morte não quis mostrar a cada um de vocês, que a juventude não está se pautando por um valor muito importante, que é o respeito, respeito aos pais, respeito aos amigos e, sobretudo respeito aos limites de suas próprias vidas.

Vamos parar para refletir!

Pensem em todos os momentos e sentimentos compartilhados com o Lívio: o amor, a alegria, a convivência, a amizade e a dor. Vejam que todos esses valores são de Deus.

Às vezes quem é atingido pelo sofrimento, reage à idéia de amadurecer com o sofrimento e de refletir que pode haver no sofrimento, a oportunidade pra renascer, para repensar valores, conceitos e a própria vida.

Com esta mensagem, em nome de nossa família, quero agradecer primeiramente a Deus, por ter nos dado o Lívio, símbolo de alegria em nossa família.

Agradeço aos médicos João Otaviano, Alberto Tolentino, Elval Rabelo, Marcos Forte, Luis Rodolfo Carneiro, Rogério Borges, Bruno Moura, Silvia Borges, Marcelo Diniz, Charles Sedrenio, Luciano Azevedo, Everton Canto e Gilberto Alexandre e as equipes de enfermagem dos Hospitais Municipal e Regional.

Agradeço a equipe do SAMU, em especial ao Daniel Maia, que viveu o drama de ter que ajudar a reanimar o seu amigo de infância e que considerava como primo, mesmo sem ser parente. Todos não mediram esforços na luta inglória para salvar o Lívio. Nós não temos dúvida que tudo que era possível fazer, foi feito.

Agradecemos à direção e funcionários dos Hospitais Municipal e Regional, pelo tratamento humano que nos dispensaram em nossos momentos de angústias.

Agradecemos ao pessoal do Hemopa pelo atendimento eficiente no fornecimento de sangue e as pessoas que voluntariamente se dispuseram a doar sangue para repor no Hemopa. Agradecemos a solidariedade dos amigos que viveram conosco estas dolorosas horas, aos que enviaram mensagens, telefonaram e fizeram orações para que nosso menino vencesse a sua última batalha.

A todos vocês, o nosso muito obrigada!Deus não nos deu filhos biológicos homens, para que Denis e eu pudéssemos amar como filhos os nossos sobrinhos e alguns dos filhos de vocês. Nossa casa sempre esteve cheia de jovens.

Vivemos momentos de alegrias e angústias quando algum deles se metia em encrencas.

É assim que me despeço do meu filhão Lívio, que tantas vezes eu aconselhei e Denis o levou para casa para protegê-lo.
Zuadinho, não precisava você surpreender até na tua partida... não precisava ser no dia do aniversário da tua mãe...

E para finalizar, quero me dirigir aos muitos jovens que conviveram e amam o Lívio, para lembrá-los de que não precisa ter pressa para morrer! Tem que ter pressa para viver!

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo!
Vânia Maia

Nenhum comentário: