sexta-feira, 27 de abril de 2012

Angiografia da mamuska

Minha querida Mamuska fará daqui a pouquinho, às 13:30h,  o exame: Angiografia 3D, no Hospital Geral da UNIMED (HGU/Belém), sob os cuidados do Dr.Eric Pascoal. Que o Senhor Deus abençõe este procedimento e dê toda tranquilidade a minha mãe.


O ANEURISMA
O cérebro é a estrutura mais complexa do corpo humano. Para alimentar esse órgão, circulam aproximadamente 750 ml de sangue por minuto em milhares de microvasos. É como se fossem várias mangueiras destinadas a regar um jardim. Enquanto elas estão com boa estrutura, o jardim recebe o nutriente necessário e da forma correta.
Aneurisma cerebral: prevenção garante qualidade de vida Mas, se uma se desgasta e desenvolve uma bolha, pode se romper e resultar em vazamento. No jardim, porém, a situação é bem menos perigosa que no cérebro.
Essa metáfora remete a um problema que atinge cerca de 5% da população mundial: o aneurisma cerebral. Trata-se de uma dilatação anormal localizada em determinado ponto dos vasos sanguíneos, que em algum momento pode estourar, causando hemorragia e, consequentemente, sequelas como comprometimento vascular e lesões cerebrais. Entretanto, a maioria dos que têm o problema passa a vida toda sem qualquer uma dessas manifestações. O maior risco é de hemorragia, que atinge 20 pessoas, a cada 100 mil, por ano.

“A pessoa nasce com uma fragilidade em pontos localizados na parede da artéria. Ao longo da vida, com a passagem de sangue naquela região, ocorre a dilatação”, explica o dr. Alexandre Pieri, neurologista e gerente médico do Programa Einstein de Neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Nenhum comentário: