quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sustentabilidade X Elástico



Economicamente, um país não cresce sem produzir miseráveis. I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L !!!

A riqueza é o contrário da pobreza, assim como é o bem e o mal. Neste caso, bem e mal entram no ponto de vista, o que é uma questão pessoal, individual.

Sustentabilidade é economia. É também sociedade e é também meio ambiente. Tudo que você precisa, pensa bem: ou é de alguém, ou está naquilo que o planeta te dá. O resto é economia.

Estique um elástico: é notável; é visual o seu crescimento, mas existe tensão de ponta a ponta. E nessa tensão, não há lado mais fraco para estourar. Ele, simplesmente, pode estourar. Em qualquer ponto. E, pior, um dia estoura mesmo. Seja do lado rico, seja do lado pobre. Ele simplesmente estoura.

Uma economia serve para atender as necessidades do presente. E o futuro, o longo prazo?
O planeta atravessa (ou está atravessando) uma crise do seu tamanho. Global. Mas, de que se trata?

De uma crise financeira. Só.... Aí, eu penso, até concluindo: essa crise não é do planeta. São dos financistas deste sistema econômico. Obviedade pura. Eles, com certeza, não são o planeta. Tem outras coisas, não tem?

Crises financeiras, inegável, são importantes relevá-las. Prejudica-nos, afinal. Economicamente, afinal. A final... Porque o início e o meio não têm sido importantes. Infelizmente...
Início é o que nos põe em vida. Meio é como devemos viver. Para evoluir. E como têm sido nossa evolução? Econômica... Só econômica...

Pense bem:
o elástico não está em suas mãos. Talvez você seja ele...

Nenhum comentário: