sexta-feira, 28 de agosto de 2009

7º CURSILHO PARA JOVENS MULHERES


Emaús – Santarém, 27 a 30 de agosto de 2009.

Querida Jovem...

Saudações romanas em Cristo com todas as cores da vida.

Diante de uma sociedade contemporânea dilacerada, especialmente no mundo juvenil, marcada fortemente pelo individualismo, relativismo, subjetivismo, hedonismos, banalismo nos mass media; pela falta de solidariedade, justiça, amor, fé e esperança; pela discriminação e intolerância, perca do sentido da vida e do senso do sagrado e religioso; falta de consciência ecológica, zelo com a natureza e o cuidado com a pessoa na família e diante dos desafios provocados por um sistema neoliberal excludente e opressor... O 7º Cursilho para Jovens Mulheres em Emaús é uma resposta certa e uma expressão concreta de amor-trindade: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma” (At 4,32s).


Parabéns, pois você foi escolhida por Cristo, do seu mundo e da sua família, para participar destes três dias de graça e de fé, ora et labora - oração e ação, aprofundamento da Palavra de Deus, doutrina da igreja e renovação do ser cristão. O MCC, em nome da Igreja da Diocese de Santarém, estar levando você a fazer sua opção consciente por Jesus Cristo, que veio para salvar, isto é, libertar do pecado pessoal e social (Doc.Puebla 28), levando à plena comunhão com o Pai e com os irmãos, na força do Espírito Santo trasformador (cf. 1 Jo 1,1-4).


A história do Povo de Deus é marcada por jovens e pela dedicação que Deus demonstrou a eles, como José do Egito, Josué, Samuel, Davi, os irmãos Macabeus, Jeremias, Ester, Rute, Maria, etc. Jesus comunica e demonstra um carinho muito especial por eles: “Jesus o olhou e o amou” (Mc 10,21), mesmo que tendo ele voltado as costas e ido embora. Jesus estende a mão, o reanima, o chama à vida: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te” (Lc 7,14) e convida a segui-lo radicalmente: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e depois vem e segue-me” (Mc 10,21). Chama-o pelo nome:“Saulo, Saulo, por que me persegues? Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,45); acolhendo Saulo, Deus quer acolher a todos os jovens. E hoje, Deus estar e quer acolher você.


"Jovem, eu te ordeno: LEVANTA-TE!” (Lc 7:14). Cristo nos chama com autoridade e com um fortíssimo LEVANTA-TE que não tem como resistir. Eu não resisti, e como jovem decidi segui-Lo em minha realidade e faço isso até hoje como presbítero. Este é um pedido que arde em nós e nos inquieta para sermos sob a divina inspiração do Espírito Santo e a proteção de Maria Santíssima, LUZ NO MUNDO: testemunhando, profetizando e evangelizando como discípulos(as) missionários(as), construindo novas gerações e transmitindo a nossas irmãs(os) jovens, sem distinção alguma, a corrente da vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo a família, a Igreja e a sociedade.(Doc. Aparecida n.443). É esse desafio de aceitar o convite de “VEM E SEGUE-ME”, de “EU QUERO CONTAR CONTIGO” que o MCC quer despertar em você.


A partir de agora e sempre você terá condições de dar um testemunho vivo de unidade da Igreja. Eu sei que você sonha com uma Igreja animada que celebre a vida, uma Igreja povo de Deus e irmãos, comunhão e participação, que opte pelos pobres, profética, solidária e evangelizadora. Uma Igreja que ame os jovens, que confie neles e os impulsione para o compromisso e para a missão. Para isso, a Igreja se alimenta da Palavra, luz do caminho e aquecedora do coração (Lc 24,32) e da Eucaristia, força no caminho e que abre os olhos para a realidade do povo e dos jovens (Lc 24,31), remetendo-os à Missão (Lc 24,33). Eu sei que você sonha com uma família onde reine a paz, um eco-sistema de alta biodiversidade amazônica, uma comunicação e uma educação libertadora... Então, não saia mais da Igreja e se alimente diuturnamente da Palavra e do Corpo de Cristo vivo; somente assim encontrará forças de construir, juntos com suas irmãs(os) uma sociedade democrática, um desenvolvimento sustentável, uma civilização que respeita os direitos dos pequenos, um jeito normal de ser Igreja, uma família santa, uma escola inteligente e um círculo de amizade autêntico em busca do Reino do Pai.


Venha definitivamente para Cristo! Venha para Igreja viva! Venha para sua paróquia! Assuma o seu Batismo e a sua Crisma para sempre. Crie novos relacionamentos na família, na escola, no trabalho e nos meios de comunicação. Com o MCC que simboliza amar e viver, venha para a “Festa Decolores”. A hora é esta, venha conhecer um mundo cheio de cores, uma sociedade e uma igreja sem ódio, sem dores, sem discriminação, que partilha a vida. Vamos juntos descobrir em nossa forte aliança com Cristo Esperança o caminho que a Deus nos conduz. Um dos meios que vão nos conduzir são: o MCC, a Igreja, as CEBs, a sua paróquia... Levante-se, “ande rapaz, ande moça, não fique aí parado e nem espere sentado, pois a vida é uma jornada...” (cf. música popular).


Você será uma outra jovem, uma nova pessoa se sentindo Igreja, experimentando-a como lugar de comunhão e participação. A Igreja confia em você minha querida. Os jovens são a esperança da Igreja. Eu vejo na juventude da América Latina, do Brasil, do Tapajós, do Mojuí dos Campos, de Santarém um verdadeiro potencial para o presente e o futuro da evangelização na família, na natureza e no mundo escolar e do trabalho.


Neste sentido, Jesus Cristo chama você a se levantar e segui-Lo sendo testemunha viva do Reino Eterno. Cristo conta com você. E você... Confie!!! Contará sempre com sua graça!


Que Deus abençõe todas vocês. Um abraço forte, afetuoso e carinhoso de..


Pe. Auricélio Paulino.
Roma, 28 de agosto de 2009.

Nenhum comentário: