quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Internacional da Fotografia.
Uma data obscura, escolhida por sei-lá-quem, pouco conhecida e raramente celebrada - apesar da abrangência da fotografia em todas as esferas de nosso mundo atual.

E por que essa data? Diz a história que no dia 19 de agosto de 1839 foi apresentada e explicada tintim por tintim à Academia de Belas Artes Francesa, à Academia de Ciências Francesa e a um público esbanjando curiosidade a primeira imagem produzida por um processo fotográfico, por Louis Daguerre, utilizando placas de metal como substrato (chamadas então de "daguerreotipos"). Vale ressaltar que a foto foi possível graças aos estudos iniciados em 1826, ou seja 12 anos antes, em parceria com Niépce, que morreu em 1833 antes de ver seu invento vir à público. Apesar da demora, uma vez que o processo "mágico" (como muitos acharam na época) de capturar um momento do espaço-tempo em um substrato foi demonstrado, logo se espalhou pela Europa.

Interessantemente, Daguerre era pintor e químico, ou seja, possuía formação em artes e em ciências. Usou dessa diversidade de conhecimentos para juntar os elos de dois processos/fenômenos independentes (um químico e outro óptico) que já eram conhecidos há séculos e fazer o que hoje conhecemos como Fotografia. Mas mais interessante ainda é que, após "descobrir" a fotografia, Daguerre quis marketeá-la nos dois campos que conhecia: como ferramenta científica e como obra de arte.
Mas tudo ficou mais fácil quando, em 1850, Talbot popularizou o processo fotográfico no suporte "papel" e tornou-o reprodutível. Era chegada a hora da verdadeira eternização dos momentos. A fotografia então se espalhou incrivelmente pelo mundo. Influenciou as artes pictoriais, que se libertaram da obrigatoriedade de registrar a realidade como ela era para mergulharem profundamente na abstração, na criatividade delirante. A fotografia permitiu ao mundo a surrealidade. E virou finalmente ferramenta básica de registro para contar as histórias da modernidade.
É essa incrível capacidade de contar/registrar histórias em um clique rápido a quase dois séculos que a data de hoje celebra - e que me fascina. Concordo quando alguns dizem que uma foto não vale mil palavras - não vale mesmo, porque a arte da escrita é diferente da arte da fotografia, e elas podem até ativar áreas cerebrais similares, mas são impossíveis de serem comparadas. A fotografia fala em outra codificação.
E eu, como apaixonada por fotografia que sou, não podia deixar a data passar em brancas nuvens. Escolhi então aleatoriamente umas fotos do acervo aqui para ilustrar o post, fotos estas que me lembram diversas 'viagens' (reais e na maionese). Eu não acho que sejam as mais belas - estão longe disso, aliás -, mas são imagens que me tocam de uma forma diferente, que trazem sensações e pensamentos únicos, por "n" motivos que não vêm ao caso. E, para marcar a Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, em Santarém, as fotógrafas Tamara Sare e Lila Bemerguy organizam a “Jornada Fotográfica de Santarém”, com tema livre.
Hoje, a partir das 17 horas - 18 participantes terão suas fotos, em formato de foto-varal, no Terminal Turístico da orla da cidade.
Dentre os participantes estão estudantes de jornalismo, do ensino médio e outros admiradores da fotografia.No último final de semana duas visitas fotográficas foram realizadas em locais específicos do município. No dia 20 de agosto o varal será montado no pátio do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), com a participação dos alunos da disciplina “Introdução à Fotografia”, do curso de Jornalismo da instituição.A jornada, além de marcar o Dia Mundial da Fotografia na cidade, também tem o objetivo de reunir as pessoas interessadas em continuar o movimento em torno da arte fotográfica em Santarém, cidade à beira do rio Tapajós conhecida pela sua beleza natural, além de abrigar grande número de profissionais da área.

Imperdível!

2 comentários:

Anônimo disse...

lindas nossa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ei tenho uma linda vou mandar pra vc tirei sabádo tá lindo alter do chão.beijinhos

Beleza Mocoronga disse...

Mande-me mesmo as fotos que tiveres que cpublicarei com muito orgulho ... Ah, e coloque seu nome para eu dar créditos a sua foto.Bjssssss ...