quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jornada Fotográfica irá marcar o Dia Mundial da Fotografia

Alter do Chão foto: Lila Bemerguy



Para marcar a Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, em Santarém, as fotógrafas Tamara Sare e Lila Bemerguy organizam a “Jornada Fotográfica de Santarém”, com tema livre. Os 18 participantes do evento produzirão imagens que estarão expostas no dia 19 de agosto, em formato de foto-varal, no Terminal Turístico da orla da cidade, a partir das 17 horas. Os classificados para expor os seus trabalhos fotográficos foram selecionados na etapa inicial da jornada, realizada nos dias 25 e 26 de julho.
Dentre os participantes estão estudantes de jornalismo, do ensino médio e outros admiradores da fotografia.
No último final de semana duas visitas fotográficas foram realizadas em locais específicos do município. O objetivo da “saída” foi alavancar o evento e proporcionar aos pré-selecionados um maior contato com cenários e situações que refletem o dia-a-dia do povo santareno.
A primeira parte da visita, os participantes percorreram o mercado municipal e na segunda fase, os fotógrafos colheram imagens da vila balneária de Alter do Chão. As fotos foram feitas com câmeras digitais, a maioria de formato compacto. No dia 04 de agosto os participantes se reúnem para avaliar o material produzido e selecionar as imagens que devem compor a exposição do dia 19.
No dia 20 de agosto o varal será montado no pátio do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), com a participação dos alunos da disciplina “Introdução à Fotografia”, do curso de Jornalismo da instituição.
A jornada, além de marcar o Dia Mundial da Fotografia na cidade, também tem o objetivo de reunir as pessoas interessadas em continuar o movimento em torno da arte fotográfica em Santarém, cidade à beira do rio Tapajós conhecida pela sua beleza natural, além de abrigar grande número de profissionais da área. (Marco Uhl)

Nenhum comentário: