quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Santarém tem o primeiro caso suspeito de gripe suína

No Blog do Estado
Na noite desta terça-feira (04), deu entrada no leito de isolamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna a primeira paciente com suspeita de estar contaminada com o vírus H1N1, causador da Gripe A ou Gripe Suína.A santarena tem 21 anos e reside nesta cidade [em Santarém].

Segundo informações repassadas por familiares, ela estava em Belém participando de um evento acadêmico e ficou hospedada em uma residência onde havia uma pessoa com suspeita de contaminação da nova gripe, que foi posteriormente confirmado. Ao retornar para Santarém, a paciente começou a apresentar os sintomas e foi atendida em um hospital particular, de onde foi transferida para esta unidade de referência.

Já no HRBA a paciente foi medicada de acordo com o protocolo, encontra-se sem febre e estável.Na manhã desta quarta-feira (05), um técnico do Laboratório Central – Lacen, de Belém, responsável pelos exames da nova gripe no Pará, chegou à Santarém. Hoje à tarde o técnico do Lacen, juntamente com a equipe do laboratório do HRBA e da Divisão de Vigilância Sanitária – Divisa irão coletar amostras para realização do exame em Belém.

Em 48 horas, o Lacen emitirá o resultado.

Nenhum comentário: