quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Suplicy precisa ser respeitado. E o PT?

Suplicy é um dos melhores quadros do PT.
É cordato.
É cortês.
É educado.
É um sujeito de paz.
Tem humildade.
Várias vezes, já pediu desculpas por seus erros. Publicamente.
Suplicy é um crente.
Acredita sinceramente naquilo que prega.
A gente nota isso claramente.Sua ascendência, que remonta à mais alta burguesia de São Paulo – e do País – não lhe toldou, não lhe obscureceu a sensibilidade social, revelada por inteiro em toda a sua trajetória parlamentar.
Suplicy tem caráter.
Um bom caráter.
Suplicy é aquele “cara legal” com quem gostaríamos de sentar para levar um bom papo.
É uma injustiça medir o senador Suplicy apenas pela sua pouca fluência vocabular.
O Suplicy que fala é um Suplicy maçante.Claro que é.Inegavelmente, é.E mais: Suplicy não é um super-homem.Tem os seus defeitos.Quem não os tem.É preciso, porém, que se respeite o senador Suplicy.
Neste caso específico da crise do Senado – como em tantas outras situações -, ele tem demonstrado coerência. Sempre defendeu o afastamento de Sarney. Ontem, foi mais adiante: defendeu a renúncia do presidente da Casa.Suplicy pode ter errado, ontem, na dose de teatralidade, ao distribuir cartões vermelhos como se fosse árbitro de futebol. Mas Suplicy, mesmo assim, lavou a nossa alma.Porque é isso mesmo o que queremos: Sarney fora da presidência do Senado.É uma pena que, no próprio PT, um quadro como Eduardo Suplicy não seja considerado na devida dimensão de suas qualidades.É uma pena que, em seu próprio partido, ele seja considerado um chato, um impertinente.Talvez o seja porque, repita-se, porque é um crente e não abandona as suas ideias, os seus princípios, os seus sonhos.
Suplicy deveria ser mais respeitado em seu próprio partido.
Mas o próprio PT, para respeitar Suplicy, precisaria se dar o respeito.
Sobretudo nesta crise. E, neste crise, o PT se respeita?
Tem se respeitado?Suplicy, com certeza, se respeita, ainda que não seja respeitado em seu próprio partido.
E o PT?
“Avalio que, nessas circunstâncias, o melhor passo para a saúde do Senado Federal e do próprio Presidente José Sarney é o simbolizado neste cartão vermelho, ou seja, que ele deixe a Presidência do Senado e permita que o Senado volte aos seus trabalhos normais.”Senado Eduardo Suplicy (PT-SP) – na foto, da Agência Senado -, exigindo da tribuna a renúncia de Sarney.
“V. Exa. devia guardar esse cartão vermelho para apontar para o presidente Lula, que é o responsável por essa crise toda. E V. Exa. não teve coragem de lhe apontar o cartão vermelho. [...] Cartão vermelho para o Lula, porque foi quem invadiu o campo aqui, foi quem invadiu as dependências do Senado. Cartão vermelho para o Presidente Lula, que deu cartão amarelo para o Líder do seu Partido, o Senador Mercadante. [...] V. Exa. não tem coragem de dar cartão vermelho a Lula. Por que não dá o cartão vermelho aí, para o País todo ver? Porque o responsável disso tudo, quem foi? Seja sincero. Quem foi o responsável por isso tudo?”
Senador Heráclito Fortes (DEM-PI), em resposta a Suplicy.

Nenhum comentário: