domingo, 6 de julho de 2008

Notícias de Santarém






COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADE DO OESTE PARAENSE COMEÇA A FUNCIONAR


Nesta sexta-feira, 04, em Brasília, foi dado um passo definitivo na implantação da Universidade do Oeste do Pará. Em solenidade no Ministério da Educação, O ministro Fernando Haddad instalou a Comissão que ficará responsável pela implantação da Universidade, e indicou o professor Seixas Lourenço, ex-reitor do UFPA, para presidir a Comissão.

Para o presidente da Comissão, a criação dessa Universidade no Baixo Amazonas ajudará a superar o desafio do desenvolvimento regional. “Precisamos criar um modelo de desenvolvimento que contribua para melhorar a vida dos povos da Amazônia e que alie produção e consumo sustentável”, afirmou. “A partir desse momento, esse projeto ganha um caráter novo, pois representa uma demanda regional e também pode – por meio desse processo – se caracterizar como uma instituição de pólo pan-amazônico, que tem uma representação até internacional devido as suas peculiaridades”, enfatiza a secretária da Pesca do Estado do Pará, Socorro Pena, que fará parte do Comitê que trabalhará também no acompanhamento e consolidação da universidade.

A UFOP terá sua sede em Santarém e contará com campi universitários em Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba. A criação de uma universidade federal autônoma em Santarém é uma reivindicação de mais de 50 anos, segundo Everaldo Martins, secretário Planejamento do município, que representou a Prefeita Maria do Carmo na solenidade.Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a nova universidade deve ser totalmente concluída em quatro anos, período em que o Governo Federal investirá R$ 124,3 milhões no empreendimento.

Assim que entrar em funcionamento, a UFOP já poderá atender 2 mil estudantes em 50 cursos. Até o final de 2012, a universidade estará atendendo 10.710 estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. “O desenvolvimento da Amazônia só é possível levando-se conhecimento à região”, disse o ministro.

O quadro de pessoal será composto por 764 servidores, sendo 432 professores de terceiro grau, 120 técnicos administrativos de nível superior e 212 cargos técnicos administrativos de nível médio.

Serão incorporados ao quadro os atuais servidores que atuam no campus da UFPA em Santarém, futura sede da nova universidade.O projeto de criação da universidade do Oeste já está tramitando no Congresso Nacional, podendo ser aprovado ainda em 2008, uma vez que não se trata de matéria polêmica. Os deputados paraenses Paulo Rocha (PT), Zé Geraldo (PT) e Nilson Pinto (PSDB) fizeram questão de estar presentes a esse evento, por acreditarem que a força política, neste instante, é fundamental para que o projeto seja apreciado o mais rápido possível.

“A criação da universidade significa mais um compromisso de nosso governo no sentido de expandir o ensino gratuito em todos os cantos do país, onde todos terão direito ao ensino superior”, comemorou Paulo Rocha. Assim que o projeto for aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Lula, a “UFOP começa a operar imediatamente”, acredita Fiúza de Mello, reitor da Universidade Federal do Pará, instituição que, junto com o governo paraense, elaborou o projeto de criação da Universidade do Oeste.


MAIS 40 TONELADAS DE PNEUS SERÃO EMBARCADAS PARA RECICLAGEM


Serão embarcadas a partir de segunda-feira, 7 de julho, mais 40 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem, que serão enviadas pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEMINF) para o Estado do Amazonas.Cerca de 3.000 pneus de tratores, caminhões, ônibus e veículos pequenos, coletados às sextas-feiras nas borracharias da cidade, serão reciclados e utilizados na fabricação de massa asfáltica.

Esse trabalho acontece desde 2006, através de um convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP. Desde lá já foram enviados para o Ceará e para o Amazonas 27.300 pneus inservíveis. Com este trabalho, a Prefeitura de Santarém contribui para a preservação do meio ambiente e também ajuda no combate a proliferação do mosquito da dengue. Após coletados, os pneus são armazenados adequadamente pela SEMINF em um galpão localizado no antigo porto da Tecejuta, na grande área da Prainha. Sistema Viário - Equipes de terraplenagem da SEMINF, através da Operação Verão 2008, continuam atuando nos bairros Elcione Barbalho e Diamantino. Já nas Avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião, uma outra frente de serviço conclui a operação tapa-buraco.


Na praça Barão de Santarém, onde está sendo realizada a FEPAM, uma equipe da Clean executa serviços de limpeza. PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO SÃO RECONHECIDOS PELO GOVERNO MUNICIPAL Realizada na manhã desta sexta-feira na Casa da Cultura, um encontro com profissionais da educação da região de rios, da rede municipal de ensino. Na oportunidade, houve a premiação de 16 professores que tiveram melhor desempenho no Projeto “Alfabetizar sem Fronteiras”, desenvolvido pela SEMED desde 2007.

“Parabenizo pelo desafio aceito e pelos bons resultados alcançados. Isso é prova de que vocês têm amor à causa e fazem uma política diferenciada de educação em Santarém”, enalteceu a Prefeita Municipal, Maria do Carmo.

Através do projeto, os professores asseguram a os alunos de 1ª série regular do Ensino Fundamental da Região de Rios, a possibilidade desenvolver as habilidades de leitura, escrita e interpretação como condição essencial, para a conquista de outras aprendizagens.Os Secretários Municipais Inácio Corrêa (Governo) e Lucineide Pinheiro (Educação), o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Alípio Gomes e as Assessoras Fernanda Pimentel (SEMED) e Laura Pinto (SEMG), também estiverem presentes no evento. INFORMES:CAMPO ILUMINADO – A Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer da SEMED, entrega hoje, o 8º Campo Iluminado, localizado no Parque da Cidade. A solenidade inicia às 18h30m.


FEPAM


Aberta ontem na Praça Barão de Santarém, a VIII Feira da Produção Familiar da Amazônia (FEPAM), promovida pelo Fórum da Produção Familiar – Oeste do Pará, com o apoio do Governo Cidade da Gente. O encerramento do evento será domingo, 06 de julho, a partir das 20h.


SAÚDE NO PLANALTO - Neste sábado, 05, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza ações nas comunidades de São Raimundo do Mojú e Una II. Serão feitos procedimentos como: coleta de PCCU, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. Simultaneamente a essas ações, ocorrerá a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos. As ações começam pela manhã, estendendo-se à tarde.

Nenhum comentário: